Componente do melão "reduz o estresse"

Os cientistas podem ter descoberto uma maneira natural para combater o estresse - comer um melão.

O ingrediente chave é uma enzima denominada superóxido dismutase, que pode ter propriedades antioxidantes benéficas que evitem danos aos tecidos do corpo.

Voluntários que receberam uma cápsula contendo a enzima relataram menos sintomas de estresse e fadiga que aqueles que receberam uma cápsula de placebo.

O estudo foi publicado em francês no BioMed Central, acesso aberto ao Nutrition Journal.

Os pesquisadores descobriram um forte efeito placebo em 35 voluntários que receberam as cápsulas de controle, que foram preenchidos com amidos inativos.

No entanto, este efeito durou apenas os primeiros sete dias do estudo.

Em contraste, os efeitos positivos sobre o estresse percebido e a fadiga relatada no grupo dos 35 que tomaram as cápsulas de enzima eram muito maiores - e muito mais duradouro.

Tomar a enzima pareceu aumentar a concentração, reduzir os sentimentos de cansaço e irritabilidade e melhorar os problemas com o sono.

Os pesquisadores disseram que o efeito placebo pode ter sido relativamente alto porque as pessoas que participaram no estudo tinham níveis diários de fadiga e estresse que não estavam fora do comum.

Eles sugerem que o resultado poderia ter sido mais pronunciado se as pessoas com maiores níveis de fadiga tivessem participado.

Pensa-se que a enzima pode ajudar a minimizar os danos causados por um processo químico conhecido como estresse oxidativo, que libera átomos prejudiciais chamadas radicais livres nos tecidos do corpo.

Mais trabalhos são necessários...

A chefe da pesquisa Marie-Anne Milesi, disse: "Vários estudos têm demonstrado que existe uma ligação entre estresse psicológico e estresse oxidativo intracelular.

"Queríamos testar se aumentar a capacidade do organismo de lidar com espécies oxidantes podiam ajudar uma pessoa na capacidade de resistir a burnout."

"Será interessante para confirmar esses efeitos e compreender melhor a ação dos antioxidantes sobre o estresse em estudos futuros com um número maior de voluntários e um período mais longo."

Dra. Laura Wyness, um cientista sênior na nutrição da British Nutrition Foundation, disse que o estudo sublinha que frutas e legumes foram embalados com compostos que, em combinação, têm um efeito benéfico sobre a saúde.

No entanto, ela disse que um grande trabalho será necessário antes que conclusões definitivas possam ser tiradas sobre os benefícios deste suplemento especial de enzima.

0 comentários: